Gradibel

Cases – Biocapital

BIOCAPITAL MAXIMIZA FOCO EM SEU NEGÓCIO COM OUTSOURCING DE INFRAESTRURA DE TI

A empresa
Com atuação no ramo de produção, armazenamento e distribuição de biocombustíveis e solventes especiais, a Biocapital está entre os principais empreendimentos do setor, alicerçada por um modelo de negócio sustentável, baseado nas melhores práticas administrativas e de governança corporativa. A empresa, localizada no Estado de São Paulo, possui duas unidades: uma fábrica em Charqueada, interior de São Paulo, e um escritório na capital paulista, onde são feitas as negociações em âmbito nacional e internacional e os contatos com os clientes.Dedicada à fabricação do biodiesel bruto através de modernos equipamentos e um controle rigoroso de todo processo de produção, a Biocapital comercializa um produto aderente às exigências da ANP e que não gera efluentes ao meio ambiente.

O desafio
Em 2006, ainda em fase pré-operacional, a Biocapital começou a planejar a melhor forma de controlar suas operações. Com a aquisição da solução de ERP (Enterprise Resource Planning) da IFS, o IFS Aplications, surgiu a necessidade de prover uma infra-estrutura para a implementação do sistema e manutenção de seu banco de dados e back-ups. Além do investimento na aquisição dos equipamentos, a companhia concluiu que também teria que arcar com os serviços agregados a eles; atualização de aplicativos e versões, permissões de acessos, fornecimento contínuo de energia e climatização, o que significaria desperdiçar esforços da equipe que deveria estar concentrada em seu core business.

A solução
Após avaliar que as condições eram desfavoráveis para manter o sistema sob sua responsabilidade, a Biocapital aceitou a proposta de hospedar o banco de dados e o software no data center da Avancera, fornecedora de soluções de virtualização de aplicações e infra-estrutura de hospedagem, administração e consultoria. A empresa concluiu que a terceirização desse serviço seria mais vantajosa por contar com uma equipe interna de TI bastante reduzida e prever um alto custo de propriedade dos ativos que se depreciam com muita rapidez em função das constantes evoluções tecnológicas. Segundo Marcos Ramos Silveira, gerente de tecnologia da Biocapital, a corporação está hoje respaldada por um contrato com um acordo de nível de serviço bem definido, garantindo que as informações estejam sempre disponíveis em tempo integral. “Investir na contratação de um administrador de rede, na obtenção das licenças de sistema operacional, no monitoramento do banco de dados e das atividades de back-up seria inviável, porque nos desvirtuaria do nosso foco que é produzir biocombustível”, conta ele.

Os benefícios
O uso do hosting da Avancera pela Biocapital possibilitou o acesso ao IFS Applications remotamente de qualquer uma de suas unidades com a performance e segurança exigidas pelo negócio, assim como a facilidade e a redução de custos para a implantação de novas filiais. Os colaboradores dispõem de mobilidade para coletar indicadores relevantes para a tomada de decisão em tempo real, abrangendo todas as categorias: estratégica, tática e operacional, sem afetar suas atividades rotineiras.Além de uma estrutura completa para a operação do sistema de ERP, que inclui a manutenção dos dados, back-ups e contingências, a Avancera disponibiliza dois links de internet banda larga em cada filial; um de rádio e outro com cabo, de fornecedores concorrentes e soluções diferentes. “Os links têm um baixo custo e garantem a estabilidade e a disponibilidade da solução ao prover o acesso contingencial em caso de interrupção de algum dos provedores,” comenta Silveira. Para assegurar os ganhos financeiros esperados com a modalidade de serviço, a Biocapital avalia periodicamente o custo-benefício da terceirização empregada. “Desde o início de nossa operação até os dias de hoje, continuamos acreditando que acertamos ao optar pelo outsourcing de nossa infra-estrutura de TI”, ressalta o executivo.

Novos projetos
O contrato com a Avancera evoluiu ao longo dos dois anos em número de usuários e impressoras instaladas nos diversos departamentos, mas a indústria ainda prevê o aumento da quantidade de colaboradores que utilizam o sistema e a melhoria do modelo de contingência para as máquinas disponíveis nas filiais de acordo com o ambiente hospedado. Para potencializar as funções do aplicativo de ERP, a Biocapital implantou uma ferramenta de BI (Business Intelligence) e a solução de nota fiscal eletrônica em conformidade com a demanda da legislação do setor, que interligou a estrutura hospedada à Secretaria da Fazenda. “Ambos os projetos puderam ser conduzidos com tranquilidade e fluidez com o apoio do hosting comandado pela Avancera”, afirma Silveira.

<< Voltar