Gradibel

Cases – GDK

GDK TERCEIRIZA AMBIENTE DE TI PARA A UTILIZAÇÃO DE SISTEMA DE ERP

A empresa
Considerada uma das dez maiores empresas brasileiras de engenharia, com atuação nas áreas de petróleo, gás, energia e petroquímica, a GDK conta hoje com cerca de três mil colaboradores distribuídos entre sua sede em Salvador, na Bahia, e filiais espalhadas pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Espírito Santo. Entre as principais obras realizadas estão as estações de processamento de gás natural dos campos de Manati e Pojuca na Bahia e Urucu no Amazonas, a reforma da plataforma P-34 da Petrobrás, os trechos dos gasodutos Campinas – Rio de Janeiro e Bolívia-Brasil, o oleoduto PE-3 na baía de Guanabara e o sistema de gasoduto para escoamento do campo de produção de Sábalo na Bolívia. Desenvolvendo um trabalho permanente de apoio às ações sociais no estado baiano e de proteção ao meio ambiente em diversas regiões do país, a companhia se tornou uma referência em responsabilidade social corporativa.

O desafio
Após a implementação do sistema de ERP, IFS Applications, que objetivava a integração das informações de suas obras com a sede, a GDK passou a necessitar de uma infra-estrutura de TI mais robusta e segura para gerenciar e minimizar os impactos operacionais. Para usufruir ao máximo da capacidade de desempenho da ferramenta baseada em componentes sob o formato de padrões abertos, a companhia percebeu que o histórico de todos os seus projetos em andamento nas diferentes localidades do país deveria estar conectado à sua matriz para que os membros da direção pudessem acessar em tempo real uma base única que concentrasse os dados corporativos já consolidados. A criação de um canal de comunicação direta com os contratos vigentes requeria a instalação de novos equipamentos e a contratação de profissionais especializados para a administração e monitoramento do banco de dados, o que para uma empresa que não tem a TI como atividade-fim normalmente é inviável. “Tínhamos uma demanda por uma implementação planejada e uma gestão capacitada que nos protegesse do risco de intervenção de terceiros no tráfego das informações via internet. No entanto, não podíamos arcar com custos elevados”, explica Ricardo Neri Franco, gerente geral de tecnologia da GDK.

A solução
A GDK decidiu terceirizar a hospedagem de todo o core business com uma prestadora de serviço com experiência nessa atividade e escolheu a Avancera, fornecedora de soluções de virtualização de aplicações e detentora do Avancera Hosting, que ficou responsável pela hospedagem e pelo controle do banco de dados do aplicativo da IFS utilizado por ela, além do suporte on site de toda a estrutura de TI da organização. Com o know how na configuração das máquinas, nos procedimentos avançados de back up e principalmente nos processos de negócio da empresa, a Avancera proporcionou a facilidade de mobilidade aos colaboradores que podem obter toda informação de caráter empresarial remotamente através da rede a partir de qualquer lugar do país e do mundo. “Em caso de pane em algum equipamento ou disco, por exemplo, a equipe da Avancera dispõe de um método específico para contingências que permite a recuperação rápida e segura do dispositivo danificado, assim como supervisiona todo o fluxo do conteúdo corporativo full time para que não ocorram invasões”, ressalta o executivo.

Os benefícios
Após um ano de utilização dessa modalidade de outsourcing, a companhia está operando com uma tecnologia de alta performance e disponibilidade que trouxe segurança e rapidez aos processos. O sistema se mantém a todo momento atualizado, pois as inclusões de dados no hosting podem ser feitas de qualquer localidade pela área operacional, sem depender de uma ligação com a intranet. “Com a possibilidade de acessar todos os indicadores estratégicos da companhia de qualquer local, os gestores podem agilizar a tomada de decisão e consequentemente otimizar o andamento dos trâmites internos, o que antes ficava limitado à conexão no site”, conta Franco. Usufruindo de um atendimento personalizado prestado pela Avancera, a GDK se dedica à preservação de uma interação positiva entre as equipes que dividem esforços e competências.

Novos projetos
Acompanhando uma tendência atual de as empresas que não têm expertise em TI de empregarem o modelo de outsourcing para hospedagem e administração de seu ambiente de TI, a GDK ampliou de 120 usuários atendidos pela Avancera para 240. Apesar de hoje o hosting da GDK estar limitado à solução de ERP, a intenção da organização é agregar novos serviços ligados à sua própria rede interna, como a estrutura de e-mails, assim como contemplar operações executadas por uma equipe própria, mas que eventualmente necessitam do apoio da consultoria da prestadora de serviço. “A longo prazo pretendemos terceirizar praticamente 100de nossa gestão de TI, pois as vantagens são notórias para a sustentação de nosso negócio”, comenta ele.

<< Voltar