Gradibel

Cases – Variglog

VARIG LOG ALINHA SEUS PROCESSOS À NOVA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL, APÓS OPTAR PELA INFRAESTRUTURA DE HOSTING DA AVANCERA

A empresa
Eleita a melhor empresa de transporte e logística do país, segundo o Balanço Anual da Gazeta Mercantil, a VARIG LOG, companhia aérea voltada para os processos de coleta, transporte e entrega de encomendas e mercadorias, possui negócios em todo o território nacional, além de Chile e Argentina. Realizando investimentos constantes em tecnologia, a organização presta assessoria a toda a rede franqueada e aos terminais de carga, por meio do planejamento, atendimento e controle de todo o trâmite operacional que envolve o funcionamento das unidades, o monitoramento e a interação com todo o sistema.

O desafio
Antes do projeto de implantação da solução de Enterprise Resource Planning (ERP) da IFS, a VARIG LOG arcava com gastos excessivos em infraestrutura de TI e profissionais especializados para a manutenção dos servidores em um data center próprio, o que se tornou economicamente inviável ao longo do tempo. Após a mudança de sua matriz no Rio de Janeiro para São Paulo em junho de 2007 e a introdução do novo software de gestão empresarial, a empresa iniciou uma reestruturação financeira com o objetivo de reavaliar os processos internos.

A solução
Para atender às novas exigências requeridas pelos negócios, a corporação adotou o serviço de hosting da Avancera, fornecedora de soluções de virtualização de aplicação e infraestrutura de hospedagem, administração e consultoria, que proporciona total confiabilidade para operação do sistema e o know-how das duas equipes para resolução de incidentes. A oferta de terceirização da Avancera aderiu ao cenário corporativo em que a VARIG LOG passou a estar inserida por oferecer uma infraestrutura de alta escalabilidade a um custo acessível e permitir o alinhamento à sua posição estratégica atual e a eliminação de formatos rígidos de negócio e arquitetura. Para Walter Gómez, coordenador de governança de TI, comandar a própria operação de data center não compensou mais ao analisarem as desvantagens financeiras, administrativas e tecnológicas. A hospedagem de todo o nosso capital intelectual trouxe o aumento de flexibilidade e escalabilidade do software de gerenciamento e a adequação de nossa prática diária à nova orientação institucional, afirma ele.

Os benefícios
A prestação de serviço, que tem ocorrido desde dezembro de 2006, inclui uma estrutura de ponta aliada a uma mão-de-obra especializada para prover a atualização de hardware, software, sistema operacional e banco de dados e todo o suporte necessário. A expertise da Avancera nesta modalidade de outsourcing possibilitou a adequação da solução da IFS à realidade, à política e às diretrizes da organização, assegurando a contenção de custos, a máxima escalabilidade da ferramenta e a autenticidade das informações. Com a otimização dos processos operacionais, a VARIG LOG pôde focar todo o seu potencial de recursos humanos, finanças e infraestrutura em aplicações e soluções direcionadas ao core business da empresa. Atualmente as vantagens são inúmeras, como a garantia de usufruir da tecnologia mais avançada, de dispor de um ambiente protegido para o armazenamento de dados sigilosos e de ter acesso a uma prestação de serviço eficiente, destaca Gómez.

Novos projetos
Satisfeita com os ganhos obtidos por meio da parceira Avancera, a corporação prevê a médio prazo a inclusão do módulo de manutenção de aeronaves do IFS Applications ao escopo do aplicativo e a efetivação de uma série de customizações que refletirão na ampliação do ambiente, da arquitetura e da infraestrutura ofertados.

<< Voltar